quarta-feira, 1 de maio de 2013

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DIA DO TRABALHADOR


Segue uma breve descrição dos movimentos que deram origem ao dia do trabalho e uma análise das condições de trabalho no município de Casimiro de Abreu.

COMO SURGIU:
A data é uma homenagem aos movimentos trabalhistas do Brasil e do mundo e, em 2013, será comemorado juntamente com os 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas Brasileiras.
O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em várias partes do mundo em 1º de maio, é uma homenagem a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Dias depois, em 4 de maio de 1886, outra manifestação aconteceu em Chicago e resultou na morte de policiais e protestantes. O evento também foi um dos originários do Dia do Trabalho e ficou conhecido como Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, em 1889, o Congresso Internacional Socialista realizado em Paris adotou como resolução a organização anual, em todo 1º de maio, de manifestações operárias por todo o mundo, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho.
No ano seguinte, milhões de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Grã-Bretanha, Itália e Suíça fizeram valer as decisões do Congresso de 1889. O dia 1º de maio foi marcado por uma greve geral.  O dia passou a ser chamado de “Dia do Trabalho” e passava a comprovar o poder de organização dos trabalhadores em âmbito internacional.
No Brasil, a chegada dos imigrantes europeus fez com que se ouvisse falar em princípios organizacionais e leis trabalhistas, já implantadas da Europa. Os operários brasileiros começaram a se organizar. Em 1917 aconteceu a Greve Geral, que parou indústria e comércio brasileiros. A classe operária se fortalecia e, em 1924, o dia 1º de maio foi decretado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes.
COMO ANDA O TRABALHO EM CASIMIRO DE ABREU: 
O município de Casimiro de Abreu emprega diretamente com carteira assinada (CTPS), em março de 2013, cerca de 4.409 trabalhadores, distribuídos entre os 1470 estabelecimentos (Empresas). Vale destacar que os empregos diretos no setor público não são computados, ou seja, esses dados são exclusivos de trabalhadores que detém vínculos empregatícios com Carteira de Trabalho e Previdência Social, assinada. Os servidores públicos efetivos, comissionados e contratados temporariamente no regime administrativo, são computados separadamente e representa cerca de 3.100 trabalhadores, tendo o universo total de empregados na ordem aproximada de 7.509 em todo município. Importante destacar que no quesito geração de renda e empregos informais, esse total pode aumentar, porém os dados são imprecisos e destacados no Censo do IBGE 2010.
Dos dados relevantes do censo do IBGE 2010, encontramos em Casimiro de Abreu uma População Economicamente Ativa (PEA) para o trabalho, na ordem de 18.776 pessoas, sendo o grupo composto por aproximadamente 6.000 pessoas entre 10 e 18 anos, faixa que segundo o IBGE e Ministério do Trabalho, também se encaixam na PEA. Na ocasião do Censo, o IBGE encontrou aproximadamente 17.236 pessoas ocupadas, porém cerca de 9.000 figuram na condição de subemprego, informalidade ou em atividades precárias. Este estudo também mostrou que cerca de 70% das pessoas ocupadas em nosso município recebe até 2 salários mínimos.
Dados relevantes de geração de renda e subemprego, fora do emprego formal, são os encontrados pelo IBGE, pois estão ligados a programas sociais dos governos Federal, Estadual e Municipal, que acabam contribuindo para evitar o déficit de geração de renda e emprego nas famílias, pois atualmente a bolsa família, benefícios do INSS, bolsa estágio, auxílio, etc, acrescentam valor à renda familiar.
Pelas nossas estimativas, o déficit de emprego em nosso município gira entre 2 a 3.000 postos de trabalho, sendo um desafio a ser rompido nos próximos anos, pois a população vem crescendo a  média de 4,5% ano (variação média do Censo de 2000 para o de 2010), com expectativa de chegarmos em 2020 com uma população de 57.000 habitantes. Ao final de 2016, o número ideal seria de totalizarmos 11.900 postos de trabalho em Casimiro, seguindo a tendência brasileira.

PRINCIPAIS EMPREGADORES:
O nosso município, em valores estimados, possui três grandes frentes de trabalho, distribuídos da seguinte forma: 1º Governo Municipal 41%, 2º Comércio Local 20% e 3º Obras e Construção Civil 21%, seguindo dos demais e suas formas diversas.
Na tabela segue movimentação desagregada do período de janeiro de 2011 a março de 2013, por tipo de ocorrência.
Nota: No estudo, nosso município fica localizado na Bacia do São João-RJ, Região composta por Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Silva Jardim.
Fonte: Censo IBGE 2010, MT-CAGED, Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...