sexta-feira, 3 de maio de 2013

OS AVANÇOS DA SAÚDE DE CASIMIRO DE ABREU



O Hospital Municipal foi destaque na Prestação de Contas do primeiro trimestre e nossas conclusões são que a população conhece pouco sobre os serviços de saúde, sendo oportuno a criação do Guia Municipal de Serviços Públicos.

Nesta semana, dia 30/04, a Secretaria Municipal de Casimiro de Abreu apresentou um relatório das atividades do primeiro trimestre de 2013 em toda Rede, compreendendo os meses de janeiro, fevereiro e março. Em destaque os serviços do Hospital Municipal Angela Simões com 22.814 atendimento, tendo 73% ligado a Clínica Médica, 22,5% a Pediatria e 4,5% a outros. O número de atendimento apurado aumentou 31% em relação ao mesmo período do ano passado.


Período de janeiro, fevereiro e março (2012/2013)
Tipo de atendimento
Ano
Nº de Atendimento
%
Clínica médica
2012
12258
70,6
Pediatria
4602
26,5
Outros
498
2,9

Soma
17358
100%
Clínica médica
2013
16673
73,0
Pediatria
5131
22,5
Outros
970
4,5

Soma
22774
100%
Variação 2012 X 2013
+ 31%

Do atendimento prestado pelo Hospital, nos chamou atenção o baixo número de internações, ou seja, pouco mais de 7,5% dos atendimentos geraram internações, considerando que se excluirmos as internações de obstetrícia e berçário esse número ainda é menor, chegando a 5,6%.

INTERNAÇÕES NO TRIMESTRE 2013
Internações
Nº Procedimentos
%
Clinica Médica
688
40,1
Clinica Cirúrgica
304
17,7
Clinica Obstétrica
280
16,3
Clinica Pediátrica
127
7,4
Berçário
168
9,8
UPG (Unid. Pacientes Graves
150
8,7
1717
100,0

Dos exames de complementação diagnóstica, somente o laboratório de análise clinicas do hospital atendeu 5.739 pacientes, gerando 15.641 exames. Já o apoio diagnóstico, por imagem, foi realizado 827 Ultrassonografia e mais de 3.000 pacientes passaram pelos Raios X.

Neste cenário ficou claro que a cultura Casimirense em casos de doença é procurar direto o Hospital Municipal, o tornando um grande ambulatório municipal. Nota-se que o baixo número de internações e o significativo número de apoio diagnóstico refletem o costume de não utilizar os Postos do ESF, hoje num total de 11 distribuído nos bairros, onde certamente a maioria dos procedimentos e diagnoses, poderia ser feito nestas Unidades de Saúde, desafogando assim, os procedimentos do nosso Hospital.  Este comportamento é ruim porque sequela o tratamento devido ao atendimento do hospital não possuir inventário (prontuário) de acompanhamento diagnóstico, sendo esta uma característica própria de Unidades Ambulatoriais. O perfil de mão de obra do hospital adota o regime de plantão de trocas diárias, normalmente com revezamento de 72 horas ou mais, característica comum em Unidades de pronto-atendimento de Emergência e Urgência.  Já no Ambulatório o profissional é fixo, sendo passível de acompanhamento e retorno programado. No contexto geral constatamos na visita que fizemos nesta terça, que a estrutura atual do Hospital é excepcional, tendo instalações, pessoal e equipamentos suficientes para atendimento de excelência e veem sendo muito bem conduzido pela atual Direção.

O AMBULATÓRIO DO HOSPITAL
Na mesma estrutura física do Hospital funciona o Ambulatório Municipal, acesso pela Rua Paulino Quintana Lira, onde no período foram realizadas 5.287 consultas e ainda possui estrutura para inúmeros procedimentos e especialidades. Destaques para atendimento especializado em Ginecologia, Gastroenterologista, Urologista, Cirurgião Geral, Ortopedista, Nutricionista, Dentista, Cirurgião Pediátrico, Oftalmologista, Obstetra, Cirurgião Plástico, Cardiologista, Angiologista, Proctologista, Endocrinologista, Otorrinolaringologista, Neurologista, Reumatologista e Dermatologista. No mesmo ambulatório podem ser realizados exames de Ultrassonografia, Eletrocardiograma, oftalmológicos, Raios X, exames Otorrinos e Endoscópios.

DAS CONCLUSÕES:
Casimiro de Abreu e seus 37.000 habitantes, figura um bom exemplo de estrutura de saúde para os seus munícipes, tendo em média uma Unidade de Saúde de Atenção Básica para cada 3.360 habitantes, somados a outros Centros de Especialidade e serviços concentrados nas Unidades maiores relacionados à saúde coletiva, etc. Neste cenário, notamos que embora parcela da população queixe-se dos serviços de saúde, especialmente os do Hospital, a realidade é bem diferente quando os números vão as claras, pois a minha experiência de serviço público de saúde Brasil a fora, fala claramente que os problemas pontuais que possuímos são insignificantes em relação aos resultados obtidos. Muitos não sabem o que praticam por aí, onde cidades com gigantescas concentrações populacionais são abandonadas pelo sistema e a distribuição dos serviços de saúde está muito abaixo da nossa realidade municipal. Outro fator que leva a população questionar e reclamar do atendimento são as ausências de Informações quanto ao acesso aos serviços oferecidos, situação muito comum numa democracia clientelista que os próprios políticos se apropriam dos caminhos e meios, para funcionarem como despachantes, querendo fazer o cidadão compreender que sem ele o serviço não seria prestado.




Recentemente fizemos uma indicação na Câmara Municipal, aprovada por unanimidade, onde sugerimos ao Executivo Municipal, a elaboração do GUIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, objetivando informar a população dos locais e procedimentos para requisitar e usufruir de todos os serviços públicos. Especialmente sugerimos que fosse disponibilizado por meio eletrônico e impresso, separando inclusive um encarte especial para os serviços de saúde. Esta ferramenta certamente vai ampliar a visão de tudo que o Casimirense tem a sua disposição no âmbito governamental, direito garantido na sua contra partida do pagamento de tributos.







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