quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

BARRA DE SÃO JOÃO VAI PAGAR MAIS PELA ÁGUA COM A PRIVATIZAÇÃO DA CEDAE


Esta semana a ALERJ autorizou o governo do estado do Rio de Janeiro vender a CEDAE para iniciativa privada. Esta situação vai prejudicar os moradores de Barra de São João, pois certamente terão que pagar mais caro pela tarifa de água nas mãos dessas empresas. Muitas pessoas não sabem, mas a concessão e direito de exploração do serviço de água e esgoto é de responsabilidade dos municípios, conforme normas descritas na Lei nº 11.445/2007 e termos do art. 241 da Constituição Federal e da Lei no 11.107/2005.

Casimiro de Abreu tem uma autarquia municipal, o ÁGUAS DE CASIMIRO que atende 62 % dos consumidores e os outros 38% são atendidos pela CEDAE através de concessão municipal dada através de lei municipal no ano 2008.

Ocorre que operar o serviço de água e esgoto com a empresa municipal, a tarifa é sempre mais barata e o serviço mais eficiente, situação descrita nos anuários do Sistema Nacional de Informações Sanitária (SNIS), órgão ligado a Agência Nacional de Águas – ANA.  A autarquia municipal ÁGUAS DE CASIMIRO é um bom exemplo disso e cobra o menor valor da região, atendendo a Sede, distritos de Professor e Rio Dourado com fornecimento nas torneiras 24 horas/dia sem interrupção.

Veja indicadores abaixo:

Logo, cabe à população de Barra de São João exigir junto ao Poder Executivo e Legislativo a revisão desta concessão para a CEDAE, ou estarão sujeitos ao gosto amargo de preços superiores já praticados pelas empresas privadas aqui da região. 


Por, Eliezer Crispim, Administrador, Presidente do Partido Verde, ex-presidente da autarquia Águas de Casimiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...