sexta-feira, 5 de julho de 2013

PROJETO DE LEI PREVÊ REEMBOLSO DO DUDA

Veículos transferidos e com primeiro emplacamento em 
Casimiro de Abreu terão Duda (DETRAN)  reembolsado.

Encontra-se em fase de tramitação na Câmara Municipal, Projeto de Lei de minha autoria, que visa ressarcir o valor do Duda aos proprietários de veículos que optarem transferir os veículos para o município de Casimiro de Abreu. A mesma regra vale para veículos novos, no caso de primeiro emplacamento.

Tal PL foi iniciado a partir da constatação que muitos proprietários ao adquirirem veículos usados emplacados em outras praças, habitualmente não se preocupam em efetuar a transferência para seu município, fruto de conveniência burocrática de lojas que comercializam esses veículos. A mesma situação ocorre com veículos novos, pois em virtude de acordos comerciais, muitas concessionárias do mesmo fabricante, estabelecem acordos de comercialização, por região, restringindo a condição de venda a emplacamento na praça da concessionária, sendo esta uma forma distorcida de evitar problemas com o fabricante e demais concessionários que pactuam tal condição em prejuízo ao contribuinte.

A medida vai desonerar o contribuinte no valor do Duda, além de condicionar clareza na frota municipal e paralelamente ampliar a arrecadação de IPVA municipal. Desde 2010, com o Convênio do Posto de Vistoria do DETRAN-RJ em Casimiro de Abreu, o número de veículos emplacados no município aumentou 56%, tendo impacto direto na arrecadação do IPVA. Em dados brutos, segundo o IBGE em 2009 tínhamos 8.121 veículos emplacados e em 2012 chegamos a aproximadamente 12.650 veículos. A arrecadação do IPVA em 2012, foi de 1,85% das Receitas Correntes municipais com volume de R$ 1.641.521,85.

Importante destacar que o proprietário só terá direito ao ressarcimento se estiver em dia com suas obrigações fiscais no município, sendo um fator de percepção que ser legal é vantajoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...