terça-feira, 6 de novembro de 2012

Exposição de fotos revela pessoas e paisagens de Barra de São João


Mostra também conta com poemas de alunos da Oficina de Redação


Um olhar que traz de forma poética diferentes aspectos do cotidiano do distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu. Continua em exposição no Museu Casa de Casimiro, 40 fotos da artista suíça Suzanne Reimman e junto a elas, também estão expostos poemas feitos por alunos da Oficina de Redação da professora Helena Sardenderg. A exposição “Barra poética – mostra fotográfica em Barra de São João” segue até o final de novembro.
Suzanne e Helena fazem parte da Sociedade Cultural Brasil-Suíça, criada especialmente por elas. Através dessa associação, as duas procuram organizar eventos que mostrem a cultura e o turismo de Barra de São João. Segundo Suzanne, as fotos têm a ver com o cotidiano da cidade e mostram as belezas e problemas da região.
As fotografias revelam pessoas como a costureira de uma escola de samba de Barra, chamada Cibele, moradores e casas antigas, pescadores, artesãos, escola de dança, além de pontos turísticos e as belezas naturais da localidade. “Eu tinha fotos de paisagens somente de um pedaço da cidade. Barra de São João não tinha nenhum cartão postal e no ano passado dentro do projeto de redação, tivemos um curso de fotografias, onde passamos por alguns lugares olhando as belezas e problemas que envolvem o meio ambiente como a sujeira no Rio São João e outras coisas. Daí, decidi retratar esse lado também”, comenta Suzanne.
A artista lembra que a partir daí, a professora Helena Sardenberg teve a idéia de reunir os alunos da oficina de redação para escrever poemas sobre o que eles viam nas fotos de Suzanne. Foram três semanas de aula dentro do museu e sob diversos olhares surgiu então a Barra Poética. “A região é uma mina de ouro para o turismo ecológico e não tem incentivo nenhum na cultura. Estamos batalhando para criar outros eventos para mostrar toda a riqueza da cidade. Estou aqui há cinco anos e já via muita coisa que os moradores não vêem”, diz Suzanne, acrescentando que no final de novembro as fotos serão trocadas e a próxima exposição apresentará fotos de animais, plantas e as belezas do Rio São João, vista de vários pontos. “Dentro do manguezal tem animais escondidos. Eu mesma já via duas araras azuis. Ainda tem o Morro São João, as praias e cachoeiras. Barra de São João é um lugar único e temos muita coisa para mostrar”, destaca.
Suzanne ainda comenta que pretende, através da associação, cadastrar os artistas da região para que também possam ter a oportunidade de criar outros projetos e eventos junto à Sociedade Cultural Brasil-Suiça. Para ajudar os artistas, no museu também são vendidos fotos, cartões postais, canecas e outros produtos. As encomendas podem ser feitas diretamente no museu.

SERVIÇO Local: Praça As Primaveras s/nº, Centro,Barra de São João. Horário de visitação: das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...