segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Secretaria de Meio Ambiente de Casimiro inicia plano de manejo para Parque Municipal do Córrego da Luz


O Parque Natural Municipal Córrego da Luz, criado por decreto em 2006 e reconhecido em 2010, fica na região serrana de Casimiro de Abreu. A área possui 107 hectares de extensão. O objetivo é proteger os ecossistemas naturais da Mata Atlântica e promover educação ambiental e ecoturismo. Representantes da Prefeitura e sociedade civil se reuniram no dia 25 para dar início ao plano de manejo do Parque Natural.
A Secretaria de Meio Ambiente promoveu uma oficina participativa de diagnóstico rápido com o auxílio da empresa Mulungu Consultoria Ambiental e Paisagismo. “Este é o início de muito trabalho para elaborar o plano de manejo do Parque Córrego da Luz. Trata-se de uma importante unidade de conservação. Governo, comunidade e especialistas ambientais precisam se unir quanto à preservação desse patrimônio”, comentou o secretário Maurício Porto.

Para o responsável pela gestão do Parque Córrego da Luz, Marcus Vinicius Muros, uma das funções da criação da área de conservação municipal é desenvolver atividades educativas, ecológicas, turísticas, além da realização de pesquisas científicas. “Para o parque funcionar na prática, é preciso levantar uma série de informações e criar normas e regras para sua utilização. O plano de manejo serve para isso”, destacou.
De acordo com a bióloga e coordenadora do plano de manejo do Parque Municipal, Silvana Sarzedas, a oficina de planejamento propicia aos especialistas e leigos apresentarem sugestões, opiniões, além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento de uma unidade de conservação natural, áreas de proteção e as finalidades de um parque natural municipal.
— Há um decreto, há medidas de área de extensão, há propostas descritas no papel quanto ao Parque Natural Municipal Córrego da Luz. É preciso agora colocá-lo em prática. É necessário mapear a área, definir condições de infra-estrutura, criar possibilidades e regras de exploração, acesso, visitação, além de promover com a sociedade campanhas de preservação e utilização consciente e sustentável da área — explicou a bióloga.
As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da empresa Mulungu têm a partir de agora, 12 meses para levantamentos de dados e informações necessários para definirem o plano de manejo do Parque Natural Municipal Córrego da Luz. A expectativa é que até o final de 2013, as regras de funcionamento da unidade estejam prontas para serem apresentadas à Prefeitura e à Câmara Municipal para apreciação. Até lá, várias etapas de pesquisas e apresentações dos resultados serão cumpridas e divulgadas posteriormente em reuniões específicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...