segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Guardas Municipais de Casimiro de Abreu realizam curso para utilização de armas não letais


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa de Casimiro de Abreu iniciou na sexta-feira (19), um curso de capacitação de operação do equipamento spark – dispositivo elétrico incapacitante. Cerca de 70 guardas municipais participaram do curso ministrado pelo diretor do departamento de operações de cães, Marcus Accioli. Recentemente, a Prefeitura adquiriu 20 armas não letais, além de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e dois lançadores AM 600, projéteis de borracha e de munição lagrimogênica.


— Este equipamento se destina ao uso de defesa pessoal do guarda municipal e de terceiros nas ruas. A capacitação orienta de forma responsável como se deve utilizar este armamento. Trata-se do último recurso dentro da escola do uso progressivo da força. A arma não letal para a guarda municipal tem a mesma importância que o revólver tem para o policial militar. O município de Casimiro de Abreu é pioneiro na região quanto à utilização desses equipamentos — disse Marcus Accioli.
O dispositivo elétrico adotado é de fabricação brasileira com poder de incapacitação através da emissão de pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a imobilização temporária do agressor. O secretário Luiz Fernando Shinkado esclareceu que os armamentos só serão utilizados por um grupo selecionado da Guarda Municipal, em situações de extrema necessidade como tumultos generalizados e atos de violência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...