terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bancários de todo Brasil iniciam paralisação por tempo indeterminado



Categoria reivindica reajuste salarial de 10,25%. Greve atingirá bancos públicos e privados.Expectativa do é que a mobilização seja no mínimo igual a do ano passado

Os bancários de todo o País iniciam nesta terça-feira, greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados. Com isso, clientes de bancos que pretendem ir a uma agência bancária poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos. Até a noite da última segunda-feira, os bancários esperavam uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que acabou não acontecendo. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro reclamou da intransigência dos banqueiros.
“Foram os banqueiros que empurraram a categoria para a greve. Apesar dos lucros recordes e de premiarem os altos executivos com aumentos reais de 9,7% sobre sua remuneração já milionária, os bancos se recusam a atender as reivindicações”, afirma Cordeiro. 
Segundo ele, os bancos estão querendo “ver o tamanho da greve”. A expectativa dele é que a mobilização seja no mínimo igual a do ano passado, quando a categoria parou por 21 dias.
Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados (PLR) e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial. O índice oferecido pelos banqueiros corresponde a 0,58% de ganho real acima da inflação.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e regiões, Fabiano Paulo Silva Júnior, informou que na quinta-feira, às 18h30, acontecerá uma nova assembleia para avaliação da greve. 
“Nossa greve é legítima e será muito forte. A mobilização da categoria é fundamental. A resposta da Fenaban às nossas reivindicações foi o silêncio. A nossa resposta é a greve”, diz.
A entidade reúne cerca de 3,5 mil trabalhadores de 220 agências espalhadas pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Silva Jardim, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Tanguá, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, São Pedro d’Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras.
Pagamentos – A Fenaban lembrou que a população de que muitas das operações bancárias poderão ser realizadas por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, telefone e correspondentes bancários, como casas lotéricas, Correios e outros estabelecimentos credenciados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...