quarta-feira, 22 de março de 2017

VALORIZANDO AS ÁGUAS DE CASIMIRO

Casimiro cuida da sua água, 22/03 dia mundial da água.


Hoje (22/03) o mundo comemora o dia da água, liquido de tamanha preciosidade que sem ela o homem morreria em poucos dias!  Faz algum tempo que sociedade civil e governamental vem tratando dos riscos do aquecimento do planeta e a perdas da água doce, por seca, desmatamento, etc. Além de vital para o homem, a água é essencial para produção de alimentos no mundo.

Diante do dia, reporto-me a oportunidade que tive no final de 2014 até o primeiro trimestre de 2016, com uma experiência incrível e desafiadora de gerir em implantar prioridades na autarquia municipal ÁGUAS DE CASIMIRO (antigo SAAE). Na ocasião a autarquia carecia de choque de gestão, necessitava equacionar receitas, despesas e investimentos, além de reencontrar a credibilidade com a população. Neste período realizamos uma reestruturação administrativa com modernização dos mecanismos de controle operacional com novos modelos de software para gerenciamento de comercial. Criamos o atendimento virtual que reduziu drasticamente o movimento na loja física, pois o novo site foi um ganho agregado aos novos equipamentos de informática que adquirimos, dentre os quais: servidor, impressoras, coletores, smartfones, etc. O canal de comunicação entre os níveis gerenciais, administrativo, operacional e o cliente foi possível graças a interação direta desses atores através das linhas de celulares corporativas, pois eliminou as barreiras de comunicação desde a captação, ao tratamento, a distribuição e a manutenção, reduzindo significativamente o  tempo de ações corretivas nos casos de ocorrências imprevistas, reduzindo perdas e vazamentos. Muitas dessas ações também só foram possíveis, graças à aquisição de seis novos veículos e uma retroescavadeira, pois antes os funcionários tinham mobilidade limitada a bicicletas ou ficavam limitados a filas para uso de carros velhos (sucateados), gerando demora e longa espera para atender as Ordens de Serviço, além do serviço braçal.

Na administração municipal de Casimiro de Abreu fomos o primeiro órgão a abrir todas as contas da autarquia, através do PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, liberando no site, o nível máximo de acesso de informações de Receita, Despesas, atos administrativos, etc em respeito ao cidadão, cumprindo integralmente a Lei da Transparência.

Neste período realizamos diversas obras de melhoria na infraestrutura de captação, tratamento, armazenamento e distribuição. Foram investidos mais de 5 milhões de Reais no período. Dentre os investimentos as principais conquistas foram: Ampliação da capacidade de reservatório na sede que passou de 350 mil/litros para aproximadamente 1,5 milhões de litros. Professor Souza passou de 65 mil/litros para 175 mil/litros, situação que se repetiu em Rio Dourado que passou de 65/litros para 175 mil/litros. Todas as captações foram reformadas, incluindo também reforma e ampliação na sede administrativa e base operacional. Desapropriamos e pagamos a atual área da Estação de Tratamento de Água de Rio Dourado, por pendência judicial que se arrasta faz mais de 15 anos. Encontramos irrisória série histórica de investimentos na autarquia dos anos 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 que somados chegaram somente a 630 mil Reais. Com o choque de gestão dado entre 2014, 2015 e 2016 os investimentos ultrapassam a 5 milhões de Reais, tendo uma evolução Patrimonial dos anos de 2013 para 2015 na ordem de 248%, passando de 2,29 milhões para 5,69 milhões de Reais.



Logo no final de 2014 realizamos uma auditoria de viabilidade comercial, quando equilibramos os custos de comercialização e implantamos a Tarifa Social, tornando a autarquia autossustentável, funcionando exclusivamente com as suas receitas, eximindo a necessidade de repasse de receita da Prefeitura para pagamento de despesas de operação.

Importante destacar que no final de 2016 a sede do município recebeu, finalizado, o segundo módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde os dois juntos serão capazes de tratar o esgoto da totalidade da sede, investimento de mais de 40 milhões de Reais, captado junto ao Ministério das Cidades e a FUNASA.


Enfim, consolidado os preceitos de organismos internacionais e os previstos no Artigo 29 da Lei nº 11.445/2007, as tarifas de água e esgoto devem ser justas e acessíveis, objetivando a universalização e auto sustentação. Diante disso, atualmente as tarifas praticadas pelo Águas de Casimiro são adequadas e as mais baratas se comparadas com as praticadas pela CEDAE e outras empresas privadas do Estado do Rio de Janeiro.
   
Saiba mais sobre os investimentos acessando aqui: Gestão 2014-2015 - ÁGUAS DE CASIMIRO.

Vale a dica: A água é um bem da humanidade, sofre com a escassez, carece de ação proativa do homem para viabilidade de consumo universal e garantia de produção de alimentos, pois quem ama cuida e a água é o principal ingrediente da vida! Vamos cuidar e valorizar nossa água para garantir o futuro de nossas gerações!

Por, Eliezer Crispim, Administrador, Presidente do Partido Verde, ex-presidente da autarquia Águas de Casimiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...