sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CASIMIRO NO ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL (IFGF)


O Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), para contribuir com a eficiência fiscal dos municípios brasileiro. O índice é uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Com base nesses dados oficiais, o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal 2013 – ano de referência 2011 – avaliou a situação fiscal de 5.164 municípios.

Metodologia: O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação. Os conceitos se dividem da seguinte forma:


DESEMPENHO DE CASIMIRO DE ABREU


No último estudo o município de Casimiro de Abreu (2011) figurou com Conceito B no IFGF, obtendo 0,6263 pontos. Esta pontuação nos coloca em 35º no ranking estadual e 1503º do ranking nacional. A pontuação obtida reflete o posicionamento de 32,2º % dos municípios brasileiros, posicionados acima da média nacional (0,5295 pontos).



No desempenho pontual, Casimiro sofre com a estagnação na evolução da Receita Própria com 0,1958 pontos, tendo Conceito D, mantendo-se assim nos últimos 6 anos, exceto o ano de 2009 que o Conceito foi melhor, C. Esse déficit de evolução das Receitas Próprias reflete a dependência econômica de mais de 83,8% dos municípios brasileiros em relação a União, pois o governo federal abocanha muito e distribui a mero interesse de Brasília.

Na análise vimos a questão dos Investimentos obter o  Conceito C, obtendo 0,5470 pontos, obtendo a 20º no ranking estadual e a 1805º  no ranking nacional. Importante destacar nos Investimentos dos anos de 2010 e 2011, pois ampliaram em mais de 60% os realizados nos anos de 2007, 2008 e 2009, demonstrando uma boa recuperação que nos proporcionou ascende a média nacional que ficou pouco acima da nossa, com 0,5580 pontos.


O quesito Gasto com Pessoal ficou numa posição muito confortável com Conceito A, tendo 0,8875 pontos. Com esta pontuação nosso desempenho foi 4º no ranking estadual e 132º no ranking nacional, nos colocando no seleto grupo dos 10,3% dos municípios brasileiro com esta pontuação.

Ao findar, nota-se que no conjunto que elaborou o índice o principal foco a ser atacado e melhorar o desempenho das Receitas Próprias para trazer mais musculatura na eficiência da Gestão Fiscal.


Eliezer Crispim – Administrador - Vereador 

Fonte: http://www.firjan.org.br/ifgf/consulta-ao-indice/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para nossa equipe é muito importante a sua opinião. Envie um comentário sobre o que acabou de ler aqui...