quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Antonio Marcos lidera pesquisa em Casimiro de Abreu



O prefeito Antonio Marcos (PSC) será o prefeito de Casimiro de Abreu caso as eleições fossem realizadas hoje. É o que diz levantamento do Instituto Pesquisas Jornal do Grande Rio, realizada entre os dias 20 e 21 de setembro. O candidato da Coligação “Casimiro não pode parar” obteve 42% das intenções de voto contra 29,7% de Paulo Dames (PMDB), 4,8% de Ramon Gidalte (PDT) e 2,3% de Adriano Lima (PR). Votos em branco e nulo somaram 3,0% e indecisos totalizaram 14,6. A margem de erro foi de 4, 6% para mais ou menos.
Foram ouvidas 400 pessoas: homens e mulheres entre 16 anos ou mais, moradoras e eleitoras de Casimiro de Abreu, especificamente das localidades Sede, Barra de São João, Professor Souza e Rio Dourado levando em conta renda, escolaridade e religião.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Secretaria de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu realiza limpeza de rio e praia



No dia 21 de setembro, comemorou-se o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Em Casimiro de Abreu, houve atividades no Praião de Barra de São João. Participaram 200 crianças de escolas municipais, estaduais e privadas, além de funcionários da Prefeitura. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O dia de limpeza de rios e praias em Casimiro de Abreu contou com apoio do  Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM), além das Secretarias Municipais de Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social e Segurança Pública e Defesa Civil. Foi destacada a campanha de conscientização sobre vida marinha, espécies ameaçadas como o golfinho “Toninha” por pesca indiscriminada.
Os estudantes também participaram de recreação e atividades físicas. Um grupo de capoeira com crianças do projeto da Secretaria de Assistência Social também se apresentou. Foram percorridas faixas de areia da praia para o recolhimento de todo lixo que foi encontrado. A Secretaria de Meio Ambiente verificou que este ano houve um aumento maior de lixo plástico entre os resíduos sólidos, contabilizando 21% a mais que o ano anterior. 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Último dia para inscrições para 15 mil vagas em cursos da Faetec



Terminam nesta segunda-feira as inscrições para 15.913 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), promovidos em parceria com Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio.Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) já têm 41 mil inscritos e visam formar mão de obra qualificada para atender às exigências de instalações e manutenção das casas do programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”.
Os alunos aprenderão, ainda, como utilizar energia limpa e conceitos de educação ambiental e cidadania. Para o presidente da fundação, Elder Lugon, as oportunidades vieram em bom momento, já que o Rio de Janeiro está em pleno crescimento econômico.
 “A necessidade de mão de obra em diversas áreas faz com que o trabalho da fundação mude a vida de milhares de pessoas, que passam a ter melhores perspectivas de emprego e renda. Quando viabilizamos esse ingresso no mercado de trabalho, contribuímos para o desenvolvimento econômico e social do Rio”, explica o presidente.
Michel Luã Silva Carneiro Gomes, 24 anos, já participou de diversos cursos técnicos da Faetec e hoje trabalha em uma grande indústria de fabricação de tintas. “Comecei a fazer técnicas em estocagem, depois operador de máquinas de materiais termoplásticos. Em seguida, fiz prova para polímeros e curso técnico de plásticos. Todos os cursos foram muito úteis. Assim que comecei, já recebi proposta de emprego para empresa de refrigerantes”, conta ele, que atualmente cursa o primeiro período da faculdade de química.
Segundo Michel, o que não falta é vaga para os estudantes do curso. “Há muita procura por mão de obra especializada”, diz ele.

COMO SE INSCREVER
Interessados podem se inscrever no www.faetec.rj.gov.br. Não é cobrada taxa de participação. É possível escolher até três opções de curso. As vagas serão preenchidas por sorteio. O resultado sai dia 26 deste mês. A matrícula dos selecionados deve ser feita até 2 de outubro na unidade de ensino escolhida. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Monster - Artes Integradas acontece sábado, 22 de Setembro, em Barra de São João



Esta é a segunda edição do evento, que contará com shows, exposições, palestras, oficinas e muito mais.
O evento vale lembrar, é gratuito.

Um evento feito de maneira independente com o intuito de criar um encontro entre artistas, produtores culturais e público, de maneira direta e cooperativa. É isso, resumidamente, o que propõe o projeto Monster – Artes Integradas, agora em sua segunda edição. A primeira aconteceu em Julho deste ano. A programação conta com shows musicais, exposições, vídeos, palestra, dança, performances, venda de material independente e muito mais.

Cinco bandas se apresentam neste sábado: Boji, Valga, Maria Flô, Unificação e A Cidade de Duque de Caxias.
Entre os expositores, temos: Tiago Abs, Jean Pomel, Camila Paola, Milton Agatao, Isabelle Rocha, Maurício Porão, Bruno Menezes, Rafael Henrique, Rafael Escovedo, Nicolas Gringostar e The Stalker (Mariana Khouri e Fernando Mota).


Parceria entre Secretaria de Trabalho e Renda, Sine e empresa privada para contratar profissionais

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) firmaram parceria com a Sit Transportes de Macaé, que realizará entrevistas de emprego, no dia 25 de setembro, às 10h, em Casimiro de Abreu. O objetivo é contratar motoristas carteira D(60), lanterneiro(1), fiscais de ônibus(2), ajustador mecânico de manutenção(1) e mecânico(1).  Os interessados devem apresentar currículo profissional.

Programa estadual de microcrédito passa a ser oferecido em Casimiro de Abreu

O Sine (Sistema Nacional de Empregos) de Casimiro de Abreu conta agora com o programa de microcrédito da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab).  Trata-se de apoio ao pequeno empreendedor por meio de parceria com o Banco do Brasil. Os microempresários, legalizados ou não, podem conseguir financiamento de até R$15 mil. O cadastro é feito na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Grupo de Capoeira representa Campos em evento em Casimiro de Abreu


Neste sábado (15/09), a Escola de Capoeira Raizes de Aruanda representou Campos em um evento de Capoeira na cidade de Casimiro de Abreu.
Saindo em uma van e um carro, 20 alunos do projeto social realizado no C. E. Dr. Sylvio Bastos Tavares, e no clube Esportivo Rio Branco, do Mestre Ivo e do Mestre Juninho respectivamente, foram para o evento, onde participaram de um curso de capoeira Angola, com o professor Guaxini, vindo da Bahia e com o término do curso foi dado início ao III Encontro de Capoeira da Cidade Poeta, sendo realizado pelo Contra-Mestre Borró e com a supervisão do Mestre Dengo.

Bancários de todo Brasil iniciam paralisação por tempo indeterminado



Categoria reivindica reajuste salarial de 10,25%. Greve atingirá bancos públicos e privados.Expectativa do é que a mobilização seja no mínimo igual a do ano passado

Os bancários de todo o País iniciam nesta terça-feira, greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados. Com isso, clientes de bancos que pretendem ir a uma agência bancária poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos. Até a noite da última segunda-feira, os bancários esperavam uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que acabou não acontecendo. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Cordeiro reclamou da intransigência dos banqueiros.
“Foram os banqueiros que empurraram a categoria para a greve. Apesar dos lucros recordes e de premiarem os altos executivos com aumentos reais de 9,7% sobre sua remuneração já milionária, os bancos se recusam a atender as reivindicações”, afirma Cordeiro. 
Segundo ele, os bancos estão querendo “ver o tamanho da greve”. A expectativa dele é que a mobilização seja no mínimo igual a do ano passado, quando a categoria parou por 21 dias.
Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados (PLR) e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial. O índice oferecido pelos banqueiros corresponde a 0,58% de ganho real acima da inflação.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói e regiões, Fabiano Paulo Silva Júnior, informou que na quinta-feira, às 18h30, acontecerá uma nova assembleia para avaliação da greve. 
“Nossa greve é legítima e será muito forte. A mobilização da categoria é fundamental. A resposta da Fenaban às nossas reivindicações foi o silêncio. A nossa resposta é a greve”, diz.
A entidade reúne cerca de 3,5 mil trabalhadores de 220 agências espalhadas pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Silva Jardim, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Tanguá, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, São Pedro d’Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras.
Pagamentos – A Fenaban lembrou que a população de que muitas das operações bancárias poderão ser realizadas por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, telefone e correspondentes bancários, como casas lotéricas, Correios e outros estabelecimentos credenciados.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Estado abre 2.240 oportunidades de vagas de empregos no RJ



Pessoas podem fazer cursos de pequena duração e já entrar no mercado.
Veja cargos e salários para Região Metropolitana e Baixada Litorânea.

Conforme mostrou o Bom Dia Rio, os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR’s), gerenciados pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, contam com 2.240 vagas. Em muitas das oportunidades, as pessoas podem fazer cursos de pequena duração e já entrar no mercado, como estoquista, técnico de enfermagem, almoxarife, padeiro, confeiteiro, pizzaiolo, mecânico, eletricista, e na construção civil (pedreiro, bombeiro hidráulico e marceneiro).

Ônibus do Menina Fantástica chega a Rio das Ostras e Cabo Frio, RJ



A partir das 9h desta segunda (17), o veículo chega a Rio das Ostras.
Na parte da tarde, o ônibus segue para Cabo Frio.
O ônibus da quarta edição do concurso Menina Fantástica, da Rede Globo, está no interior do Rio de Janeiro. No domingo (16), o veículo passou por Macaé e Campos. Ao todo, 252 cidades serão visitadas pela equipe.

Nessa etapa, as meninas desfilam dentro do ônibus para a primeira avaliação do olheiro. Cinco veículos estão percorrendo o país para selecionar as candidatas. Em cada estado, 15 jovens, entre 15 e 25 anos, serão classificadas para a etapa semifinal que começa em outubro. Apenas dez, de todo o país, serão escolhidas para a final.
Nesta segunda-feira (17), o veículo estaciona na cidade de Rio das Ostras, na Praça Pereira Câmara, às 9h. Às 14h, vai para a Praça São Cristóvão, em Cabo Frio.

Secretaria de Fazenda inicia implantação da nota fiscal eletrônica em Casimiro de Abreu


Já está em vigor desde o dia 1º de setembro a nota fiscal eletrônica para as empresas prestadoras de serviços de Casimiro de Abreu. A Secretaria de Fazenda criou um sistema de cadastramento na página da Prefeitura na internet, onde estão disponibilizados instruções e dados para as empresas se atualizarem quanto à dedução do ISS (Imposto sobre Serviços). Os cadastros devem ser feitos até o dia 30.
No site da Prefeitura foi instalado um link chamado “Nota Fiscal Eletrônica”. Trata-se do sistema chamado Web-ISS. Ali, os representantes das empresas prestadoras de serviços devem informar dados para que recebam as senhas de acesso para a emissão da nota fiscal eletrônica que substitui a antiga nota física impressa em blocos ou talões feitos em gráficas. Esta é uma exigência nacional adotada pelo Ministério da Fazenda.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Noite histórica em Professor Souza


“Uma noite inesquecível e histórica”. Assim definiu Eliezer Crispim, candidato a vereador pelo PV em Casimiro de Abreu, a caminhada em Professor Souza, na noite de quarta, dia 12, evento que reuniu mais de três mil pessoas.
“Em toda a minha experiência na política e em todos os eventos de campanha que presenciei no distrito de Professor, nunca vi tanta gente feliz num encontro. E olha que nem é comício, é só uma caminhada!”, assim definiu o senhor Israel, que observava todo o movimento no final da caminhada bem no centro do distrito.
Mesmo depois da caminhada e da fala dos candidatos, a população voltou ao centro e continuou em clima de festa.
Eliezer Crispim, que caminhou ao lado dos candidatos Antonio Marcos e pastor Zedequias, era só alegria: “É notória a organização, a paz e a harmonia da caminhada. Essa campanha está sendo marcada por ingredientes como estes, que eu nunca vou esquecer.”